Página Inicial / ASSESSORIA DE IMPRENSA / REGIONAL / I Fórum discutiu políticas públicas e nome social para a população LGBT de Serra Talhada

I Fórum discutiu políticas públicas e nome social para a população LGBT de Serra Talhada

Aconteceu nesta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores, o I Fórum LGBT de Serra Talhada, promovido pelo Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Com o tema “Implementação da Política de Saúde Integral da População LGBT e Nome Social”, o fórum aconteceu no Dia Internacional do Orgulho LGBT e contou com a participação de representações dos municípios que compõem a XI Gerência Regional de Saúde – GERES, Secretaria Estadual de Saúde – SESPE, Conselho Municipal de Saúde, universidades, Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde – DADÁ, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST, Comitê Técnico Regional de Saúde LGBT, UPAE Serra Talhada e seguimento LGBT.

Participaram do evento o coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria de Saúde de Serra Talhada, Hugo Leonardo, a gerente da XI GERES, Karla Milene, o coordenador estadual de Saúde Integral da População LGBT de Pernambuco, Luis Valério, o prefeito Luciano Duque, vereadores, secretários municipais, professores, alunos, profissionais da área de saúde e assistência social, além do público LGBT.

O coordenador estadual de Saúde Integral da População LGBT de Pernambuco, Luis Valério, falou sobre a escolha de Serra Talhada para sediar o fórum. “Serra Talhada tem dado positivamente um direcionamento ao cuidado à essa população LGBT, e por ser um município de grande evidência foi escolhida para receber o final desse fórum, que tem importância de deixar marcas políticas no sentido do cuidado e do acolhimento a essa população, que ainda é marcada pela violência, pelo preconceito, em estado de vulnerabilidade”, comentou.

Na oportunidade, o prefeito Luciano Duque anunciou que enviará à Câmara de Vereadores o projeto de lei para criação de uma Coordenação Municipal de Políticas LGBT. “O nosso país ainda tem muita discriminação, e não é apenas contra a população LGBT, mas os negros, as mulheres, os idosos, são populações que ainda sofrem. E aqui em Serra Talhada nós estamos empenhados em mudar essa realidade, nosso governo tem tido a preoucupação de implementar políticas que possam fortalecer esses grupos na sociedade, e nesse sentido vamos enviar à Câmara o projeto para criação da primeira Coordenação de Políticas Públicas LGBT do estado”, disse.

Ainda durante o evento, além das falas dos integrantes da mesa de abertura, foram apresentados depoimentos de representantes dos seguimentos lésbico, homosexual e transexual, além de apresentações temáticas sobre política LGBT, fóruns municipais, nome social, inclusão social e desafios e conquistas.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com