Página Inicial / ASSESSORIA DE IMPRENSA / POLÍTICA / Gonzaga Patriota entrega tratores e destaca emendas para o Sertão de Pernambuco

Gonzaga Patriota entrega tratores e destaca emendas para o Sertão de Pernambuco

Nos dias 24 e 25 de novembro, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez uma série de visitas às suas bases no Sertão de Pernambuco, entregando equipamentos, anunciando emendas, ouvindo a população e reencontrando velhos amigos.

Na sexta-feira (24), o parlamentar participou de uma audiência pública para discutir encaminhamentos da Adutora de Jutaí na Associação dos Vaqueiros do distrito. Com 62 km de extensão no canal principal e cerca de 100 km de ramais, a obra poderá levar água não apenas para o consumo dos moradores da comunidade, mas de todas as demais em seu caminho e que sofrem, ano após ano, com a estiagem.

Na ocasião, Gonzaga Patriota anunciou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para viabilizar o projeto executivo e alega já estar em conversas com outros legisladores para, juntos, apresentarem uma emenda de bancada ainda mais robusta.

“E assim como fizemos no ano passado para viabilizar o novo campus da Univasf em Salgueiro (PE), investindo alí 50 milhões de reais, através de emenda de bancada, em parceria com os deputados Pastor Eurico e Creuza Pereira, em 2018 vamos nos juntar com esses ou com outros deputados, para alocarmos recursos da emenda de bancada, para a Codevasf fazer essa e outras importantes obras hídricas. Se não encontrar esses parceiros, pelo menos já dei a minha parte – dos meus 10 milhões de emendas parlamentares individuais – 1 milhão para os lagoa-grandenses”, anunciou o parlamentar.

A discussão reuniu autoridades políticas e representantes de órgãos estaduais e federais, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O superintendente desta entidade, Aurivalter Cordeiro, anunciou que os técnicos deverão ter a licitação para o projeto executivo até 26 de dezembro.

De acordo com o prefeito Vilmar Cappelaro, já houve uma conversa com o comando do Exército, que fará um estudo técnico da adutora. “Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira”, assinalou o prefeito Vilmar Cappelaro.

Por volta das 19h, o parlamentar fez a entrega de dois tratores em Afrânio (PE), sendo um para o Sítio Riachinho e outro para a comunidade do Sítio Araçá. Gonzaga foi o autor da emenda parlamentar que possibilitou a aquisição dos tratores.

O prefeito Rafael Cavalcanti (PMDB) alega que os equipamentos eram “um sonho antigo dessas comunidades”. “Estamos trabalhando duro com o objetivo melhorar a vida dos afranienses em todas as áreas. Ações como estas, que venham ajudar a população, nos enche de felicidade e entusiasmo“, pontuou o gestor.

Na sexta-feira, após tomar café da manhã na Feira da Cohab Massangano, Gonzaga retornou a Lagoa Grande, onde participou da 8º Feira e Exposição de Caprinos do Sítio Baixa Funda. Na ocasião, conversou com os criadores de bodes e carneiros e conferiu a programação, com consultorias sobre palma e oficina de como fazer buchada.

Segundo o idealizador da Feira, Antônio Coelho, a feira foi criada pela Associação dos Agropecuários do Sítio Baixa Funda em 2009. “Começamos com apenas um dia de programação, apenas no domingo, só com venda de animais. Com apoio de parceiros, como o Sebrae, hoje temos capacitações, oficinas tecnológicas, tudo ao longo de três dias”, disse. Desde então, os agropecuários passaram a aprender mais sobre a atividade, com aprendizados sobre genética, rações, doenças dos animais e convivência com a seca e o semiárido. O resultado foi aumento em rebanho, faturamento e também novas perspectivas para seus negócios.

“Iniciamos 108 com 108 animais e vendemos 94. Na 7ª feira, tivemos 298 animais e vendemos 250. Este ano passamos de 300 e vamos vender muito, principalmente com a presença de compradores e fornecedores de caprinos e ovinos de fora da cidade. O faturamento em 2, 3 dias, na edição anterior, foi de 58 mil reais. E estamos recebendo caravanas de Terra Nova, Santa Maria da Boa Vista, entre outros”, contou Antônio.

Para a localidade, Gonzaga Patriota está preparando uma emenda parlamentar individual para compra de um trator, que irá não apenas ajudar na aração da terra, mas no transporte de animais. “Temos um sonho de uma cobertura para a Feira, e para isso estamos fazendo um projeto para conseguir essa estrutura no Pró-Rural”, complementou.

Para o criador Luciano Charles, a feira trouxe renda e conhecimento. “Eu só criava um animal. Hoje tenho meu rebanho de ovino, da raça Dopper, que é consumido em Jutaí e virou a fonte de renda da minha família. Para que tudo melhore, além de uma cobertura para a Feira, gostaríamos de ter uma estrutura para abate no Sertão de Pernambuco – pois atualmente mandamos para Juazeiro, na Bahia. O de Lagoa Grande está parado e o de Santa Cruz não funciona”, disse.