Página Inicial / ASSESSORIA DE IMPRENSA / CULTURA / Em Serra Talhada, Cabras de Lampião segue com o projeto ‘Passeando Pela História’

Em Serra Talhada, Cabras de Lampião segue com o projeto ‘Passeando Pela História’

O Museu do Cangaço em Serra Talhada, mantido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião segue a programação do projeto Passeando Pela História, que mobiliza alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública de ensino do Sertão do Pajeú para participarem de um ciclo de atividades formativas que acontecem dentro do Museu do Cangaço e nos principais pontos turísticos e históricos da terra onde nasceu Virgolino Ferreira da Silva – lendário Lampião. A ação tem patrocínio dos Programas Culturais Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – Governo Federal.

As atividades dessa aula diferente e rica em cultura e seus elementos foi elaborada pela Historiadora, Arte Educadora e Diretora do Museu Cleonice Maria e integra Palestras, apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, exibição de filmes e visitas aos principais pontos históricos do município: a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Praça Sérgio Magalhães, Casa da Cultura de Serra Talhada, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Concha Acústico (marco zero da cidade), acompanhados por guias devidamente caracterizados e preparados para contar de maneira objetiva detalhes sobre cada equipamento visitado pelos estudantes e esclarecer suas dúvidas, a cerca da história de Lampião e seu bando e os fatos marcantes que fazem a Capital do Xaxado atrair tantos visitantes.

A Aula/Passeio contempla ainda, uma visita ao sítio Passagem das Pedras, dentro do roteiro ‘nas pegadas de Lampião’; a primeira parada é nas PEDRAS onde aconteceu o primeiro confronto armado entre os irmãos Ferreiras (família de Lampião) e Zé Saturnino (primeiro inimigo).

Sem sair da trilha chega-se as ruínas da antiga casa-grande da fazenda Pedreira, pertencente a Zé Saturnino. Onde foi palco de um dos mais emocionantes capítulos da história do cangaço.

Um pouco mais adiante se pisa no Sítio Passagem das Pedras – onde está à casa de Dona Jacosa, avó materna de Virgolino, onde ele nasceu.

Finalizando as atividades os estudantes participam de uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião que é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos – que reproduzem no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

O Projeto PASSEANDO PELA HISTÓRIA – MUSEU DO CANGAÇO tem o patrocínio da CAIXA CULTURAL, da Caixa Econômica Federal / Governo Federal.(Do Âncora do Sertão)

MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com

Telefones: (87) 3831-3860 / 99938 6035

www.cabrasdelampiao.com.br

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com