Página Inicial / ASSESSORIA DE IMPRENSA / POLÍTICA / Deputado Gonzaga Patriota cumpre intensa agenda do litoral ao Sertão de PE

Deputado Gonzaga Patriota cumpre intensa agenda do litoral ao Sertão de PE

Da última quinta-feira (05) até este domingo (08), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) cumpriu uma intensa agenda de visitas e eventos desde o litoral de Pernambuco até o Sertão. A maratona teve início no Palácio do Governo, em Recife, onde o parlamentar participou de uma coletiva da Azul Linhas Aéreas – que celebrou um ano de seu hub na capital pernambucana ampliando sua malha aérea.

Uma vez por semana, partirão do Aeroporto Internacional dos Guararapes voos para Córdoba e Rosário, ambas na Argentina, enquanto para Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, serão dois voos semanais. A expectativa é que as viagens comecem ainda no primeiro semestre de 2018. Além dos voos internacionais, a companhia aérea também se prepara para iniciar operações em Caruaru e Serra Talhada, no Agreste de Pernambucano, além de Mossoró, no Rio Grande do Norte. “Nosso estado se engrandece com essas iniciativas do Governo do Estado”, comentou Patriota.

No mesmo dia, o parlamentar participou da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo fórum do município de Bonito, no Agreste de Pernambuco. As obras têm início no próximo dia 16 de outubro e a previsão para conclusão é de 11 meses. O fórum terá 1,6 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de, aproximadamente, 11 mil metros quadrados.

Além de Gonzaga Patriota, estiveram presentes à solenidade o prefeito do município de Bonito, Gustavo Albuquerque; o vice-prefeito, Edson Monteiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Ítalo Damasceno; o deputado estadual Clodoaldo Magalhães; vereadores, secretários, assessores e advogado municipais. Também compareceram os ex-prefeitos Rui Barbosa e José Pinheiro.

Na manhã da sexta-feira (06), o deputado federal prestigiou o 9º Ciclo de Estudos Jurídicos no auditório da Subseção da Justiça Federal, em Petrolina. A instituição celebrou, ao longo da semana, 30 anos de fundação na cidade. “Essas três décadas foram marcadas por muito trabalho na busca da realização da justiça. O momento é de comemoração e de incentivo para que possamos manter a qualidade na prestação jurisdicional“, declarou o juiz federal titular da 17ª vara, Arthur Napoleão Teixeira Filho.

Em seguida, Patriota participou da inauguração do campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). A solenidade ocorreu no auditório do novo prédio e contou com a presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho; deputados federais e estaduais; do prefeito do município, Humberto Mendes; da reitora da instituição acadêmica, Leopoldina Veras; do servidores e alunos do Instituto, além de lideranças da região do Submédio São Francisco.

“Não se trata apenas da construção de uma obra. Trata-se da integração de pessoas em torno da educação. É a educação que supera as crises, que forma sociedades. E esta educação promovida no IF-Sertão vai do técnico até o superior e muito mais. De todos os presentes que Santa Maria já recebeu de outros gestores e deputados, este é um dos maiores. Este campus irá atender não apenas à cidade, mas a Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio e parte do Araripe”, destacou o parlamentar, que foi o primeiro a discursar na solenidade.

No sábado (07), realizou pela manhã uma reunião em seu escritório, em Petrolina (PE). A lideranças políticas, anunciou sua pré-candidatura a reeleição, falou sobre a presidência do PSB local e discutiu os cenários regional e nacional. Na ocasião, reforçou ainda seus posicionamentos contrários às reformas propostas pelo Governo Temer – como o teto dos gastos públicos; as reformas Trabalhista, Previdenciária e Política; o Fundo Partidário e o Distritão, além das privatizações.

Pela tarde esteve em Rajada, distrito de Petrolina, onde reuniu-se mais uma vez a correligionários com a organização de Dino. Pela noite, já em Dormentes (PE), fez uma visita aos parentes dos familiares de Geomarco Coelho, ex-prefeito do município, falecido em 21 de setembro deste ano. “Estive com a esposa de Geomarco, Corrinha; o sogro dele, Gonzaga, além dos filhos do casal. Encontrei também Seu Zezinho e Dona Mariá, pais de Geomarco”, disse o parlamentar.

No domingo (08), passou o dia na Zona Rural de Dormentes, onde visitou diversas comunidades e associações de moradores que sofrem com a seca. “Conversei com a população sobre a falta de recursos, ouvi seus reclames sobre a ausência de carros-pipa e estradas ruins. Falaram, ainda, que precisam máquinas para limpar açudes secos antes que as chuvas retornem ao Sertão”, destacou Patriota.

O fim da agenda contou com uma experiência bem sertaneja: a participação em uma festa de São Gonçalo numa área rural entre a Vila do Caroá e Rajada, em Petrolina. De origem portuguesa, o festejo é organizado como pagamento de promessa devida ao santo Gonçalo do Amarante. Geralmente é realizado ao longo de um dia inteiro, repleto de dança, música, comida e muita animação.