Serra Talhada tem trabalho selecionado para o 12 º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

O município de Serra Talhada participará do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva “Fortalecer o SUS, os direitos e a Democracia”, que será realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO, de 26 a 29 de julho, no campus da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Na oportunidade, o município será representado pelo coordenador da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, Hugo Leonardo, autor do trabalho “Planejamento Estratégico Situacional na Gestão da Atenção Primária”, que foi selecionado para ser apresentado no congresso entre diversos outros trabalhos no país, dentro da modalidade “Comunicação Oral”.

O trabalho apresenta o Planejamento Estratégico Situacional para Atenção Primária – PESAP, uma ferramenta criada no município de Serra Talhada que foi desenvolvido em parceria com as quatro principais instituições de ensino do município: Faculdade de Integração do Sertão – FIS, Centro de Ensino, Escola Técnica de Pernambuco, Centro de Pesquisas em Emergências Médicas – CEPEM e a Universidade de Pernambuco (UPE).

“As ações começaram a serem realizadas com os alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia, odontologia, técnico de segurança e do curso técnico de enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma, além de inserimos os alunos nos projetos de prevenção e promoção à saúde com um retorno de carga horária comprobatória de estágio, o município conseguiu reduzir custos”, explica Hugo Leonardo.